3.11.11

Playing for change!

Ontem no almoço em família meu tio me mostrou um projeto que eu achei fantástico! Ele não é novo, alguns já devem ter visto, mas resolvi fazer um post pra divulgar esse trabalho e apresentar pra quem ainda não conhece. O mais legal, é que quando cheguei em casa e resolvi dar uma pesquisada, descobri que eles vão vir pro Brasil, vão tocar no SWU! Bom, vamos ao que interessa.

O projeto surgiu quando o engenheiro de som e produtor musical Mark Johnson andava numa estação de metrô em NY e viu dois monges cantando e tocando. Ele afirma ter visto nessa cena a incrível habilidade que a música tem de aproximar as pessoas. Poucos entendiam a letra ou a música, mas todos sentiam o poder que ela tinha.


                                          Playing for change
"Então percebi que uma boa parte da melhor música que eu ouvia se encontrava na rua, no caminho do estúdio onde eu trabalhava. Decidi montar um estúdio móvel e procurar pelos momentos de música e inspiração onde eles estivessem", conta Mark.

Desde então Johnson roda o mundo gravando artistas de rua em seu habitat. Os registros renderam um documentário em 2003, "Playing for change", mas Mark viu outra cena que mostrou para ele que o projeto poderia ser maior.

Ele estava em Santa Monica, Califórnia, quando ouviu Roger Ridley cantando "Stand by me". A partir disso ele correu o mundo para buscar outros artistas para adicionar à gravação de "Stand by me".



Essa gravação transformou o projeto Playing for change de um grupo pequeno num movimento global de paz e compreensão. A faixa traz 35 músicos de todo o mundo. "Eles podem não ter se encontrado nunca, mas conversam pela música", explica o produtor.




Esse projeto que foi lançado em CD/DVD "Playing for change: Songs around the world", pela Universal, ganhou corpo e se tornou uma fundação. Hoje, esses músicos de rua são professores de música em seus países e ensinam crianças com potencial, mas sem condições financeiras. Pelo site é possível ajudar fazendo doações para a compra de instrumentos musicais. E também a divulgação é muito importante.




Que pena que vou viajar no feriado, senão estaria com certeza os assistindo no SWU (13/11) ou em São Paulo (14/11). Eles também vão fazer um show em BH (15/11).

O vídeo de "Stand by me" vocês podem ver aqui. Não é incrível??


Um comentário:

  1. Essa música e letra são maravilhosas,essa união de pessoas desconhecidas cantando a mesma música, cada um com sua interpretação e emoção é simplesmente fantástica!

    ResponderExcluir

Dúvidas, comentários ou sugestões são SEMPRE bem-vindos!