1.11.11

Fast fashion

Traduzido literalmente como "moda rápida", fast fashion é o termo usado por marcas que possuem uma política de produção rápida. Ou seja, tudo aquilo que vira tendência você encontra em uma fast fashion onde tem uma produção em larga escala, o que geralmente faz o preço cair.

Com essa política de produção rápida e contínua, essas marcas trocam suas coleções semanalmente, ou até diariamente, levando ao consumidor as últimas tendências da moda em tempo recorde e preços acessíveis.

Este conceito, que surgiu na Europa, está presente em quase todas as cadeias das grandes e pequenas marcas de moda do mundo. Fruto de um consumo prêt-à-porter atual, onde a moda está cada vez mais relacionada à rapidez, o fast fashion pode construir ou destruir uma marca que se beneficia da criação dos outros.

Quando as fashion weeks ainda nem terminaram, as fast fashion já estão com as tendências nas araras. Isso pode acabar prejudicando o ciclo da moda, pois quando a tendência realmente chega, já está velha. Como a estampa de píton que vocês viram aqui.

                                   Coleção exclusiva da Lanvin para H&M

Para o consumidor esse conceito é fantástico, afinal podemos consumir tudo o que é trend pagando muito menos, e ao mesmo tempo que aqueles que PODEM comprar as peças exclusivas.

Na minha opinião o fast fashion não se resume apenas a um negócio de cópias e nem a produção mais acessiva, mas sim uma revolução na moda. Lembrando que existem fast fashions que são para consumidoras de alto poder aquisitivo também, então, o conceito não está ligado diretamente ao preço.

                                Fachada da queridinha americana Forever 21 (acho que a minha favorita!!)
                                no coração de NY, Times Square.

O fast fashion envolve o consumidor no design do produto, na medida em que é produzido aquilo que o consumidor deseja.

As mais cobiçadas fast fashion gringas e as brasileiras, que estão cada vez mais inseridas no conceito, principalmente no quesito fashion:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, comentários ou sugestões são SEMPRE bem-vindos!