26.1.12

Renda-se



Li uma matéria muito legal sobre a origem da renda na página da FFW e vim aqui contar pra vocês. É a primeira vez que eu trago informações de outro site, mas eu realmente achei bem interessante eles abordarem esse assunto. Já estudei sobre isso na aula de têxtil na minha pós, mas eles resumiram de uma forma interessante e didática e eu vou resumir mais um pouquinho aqui.

Desde o inverno passado a renda vem aparecendo cada vez mais e nesse SPFW não foi diferente. Essa renda que virou febre é um tecido produzido a partir do trabalho dos fios com uma trama mais alargada, fios entrelaçados com bastante espaço entre eles. Esse trabalho pode ser feito à mão ou na máquina e com vários tipos de fios. Nós chamamos apenas de renda, mas dependendo do fio usado pode ser "renda de seda", "renda de algodão", "renda sintética" e assim por diante.



A escolha dos fios influencia na qualidade do tecido. Se for feito com seda é mais maleável e macio, claro que também é mais caro, se for feito com algodão o tecido fica mais rígido e se for feito com alguma fibra sintética o tecido não vai apresentar a maciez da seda, mas também terá o preço reduzido.

Sobre os desenhos da renda, os tipos mais conhecidos são a renda de "agulha", que é um tipo de manipulação onde o fio fica amarrado entre uma agulha e um suporte e é feita à mão. Outro tipo é o "bilro", que é feita em cima de uma almofada dura e lembra o bordado. Também é feita à mão.



"No Brasil, temos a tradição das “mulheres rendeiras”, no Nordeste. E como tudo no Brasil é aquele mix do que tinha com o que chegou na colonização, a renda aqui foi criada deste jeito: portugueses trouxeram a técnica, lá por 1700, e as brasileiras começaram a se especializar. Esse artesanato era muitas vezes exportado de volta pra Europa. Nesta época os europeus já faziam uso do material: italianos, franceses, ingleses, espanhóis. Em cada lugar, um tipo de desenho diferente, ou técnica. Hoje as rendas vêm em vários tratamentos e informações diferentes", segundo o site FFW.

Legal saber a origem e como é confeccionado aquilo que usamos né??

Para ler a matéria na íntegra acesse aqui: http://ffw.com.br/noticias/moda/voce-sabe-de-onde-vieram-as-rendas-ffw-investiga/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, comentários ou sugestões são SEMPRE bem-vindos!