9.1.12

A parisiense


"A parisiense" é um guia de estilo da ex-modelo francesa Inès de la Fressange, um ícone de estilo e elegância. Em seu livro, que já virou best-seller em Paris e NY e promete virar por aqui também, ela monta um guia sobre todo o charme e aquela elegância "je ne sais quoi" da mulher parisiense.

Ainda não encontrei uma revista de moda que não tenha falado sobre o livro e a maioria dos blogs de moda também já citaram seu lançamento no Brasil. Com tanto falatório eu fui atrás de comprar e já me empolguei pela capa: vermelha com letras douradas ao estilo Barsa. Foi produzido com um papel grosso e várias ilustrações coloridas E É UM GUIA DE ESTILO, então pronto, já tinha motivos suficientes para comprá-lo.


Cheguei em casa e já comecei a ler. Eu estava gostando, até que comecei a implicar com algumas coisas. Achei que eu já tinha lido bastante e resolvi continuar depois. Acontece que não tomei mais gosto pela leitura e acabei de ler só porque não fico sem acabar um livro e queria contar aqui para vocês.

Bom, Inès é mesmo um ícone de estilo e as parisienses se vestem muito bem, mas isso não quer dizer que o resto do mundo não se vista, certo??

Fiquei um pouco irritada quando ela menciona que as calcinhas de biquíni que não cobrem o bumbum é um pecado fashion e que "a parisiense se depila à brasileira, mas não usa o biquíni da carioca", p.67. Ok, eu acho que os biquínis das cariocas são muito pequenos, mas cada um na sua cultura, certo? Também sou contra usar uma fralda ao invés de um biquíni brasileiro. Concordo que cada um tem a sua opinião, mas se você quer vender um livro no mundo todo, pense nas diferentes culturas que você vai encontrar.

Ela também aponta como um pecado usar colar e brinco ao mesmo tempo, independente do tamanho! Ainda completa que a regra se aplica a anéis em todos os dedos e muito menos misturar pulseira + anel + relógio + brincos + colar, nem mesmo no Natal! Um pouco radical, não??

Creio e levo comigo muitos "segredos" das parisienses, principalmente dicas de peças clássicas como listras, sapatilhas e trench coats, mas um livro para ser um guia e atemporal precisa enxergar todas as tendências que correm o mundo todo, como as saias longas que são febre e no livro ela diz que só uma freira deve usar.

Muitas passagens do livro são válidas, mas muitas são radicais demais! Não concordo com o excesso de sensualidade e pouca roupa, mas moramos em um país tropical e não na França.

Quem tiver a intenção de levar o livro pra casa, leve! Várias dicas são válidas, principalmente de como se vestir com elegância sem gastar todo o seu salário, como combinar peças chaves do closet e várias outras. Mas não comprem como eu comprei, super entusiasmada, pois vocês podem se frustar!


Inès
Alguém já leu? Dê sua opinião.
Beijos, Laura B.

Um comentário:

  1. O livro parece ser bem bonito, mas não sei até onde você pode escrever um guia de estilo. Eu acho uma coisa tão pessoal, que se alguém segue um guia pra ter estilo, já não tem seu próprio estilo, mas de outra pessoa, não?!
    Põe mais críticas de livros, Lau! Eu gosto! =)
    hehe...beijos!!

    ResponderExcluir

Dúvidas, comentários ou sugestões são SEMPRE bem-vindos!