12.1.12

Receita: Risoto de Aspargos

Recebi vários pedidos de mais receitas aqui no blog, então resolvi fazer o que eu mais gosto: Risoto de aspargos frescos. Adoro fazer esse prato, afinal é fino, gostoso e fácil! Não esquecendo da melhor parte: todo mundo acha que você é o máximo na cozinha por saber fazer um risoto hahahaha

Eu pensei inicialmente em fazer uma montagem com os ingredientes, mas agora que vi as fotos eu vou fazer diferente e colocar todas as fotos e os ingredientes um por um. O post vai ficar gigante, mas bem ilustrado!

A receita serve quatro pessoas. Lá vamos nós.

Ingredientes:

- Três colheres de sopa de azeite de oliva.



- Uma cebola pequena cortada em cubinhos.



- Duas xícaras de arroz arbóreo (arroz italiano próprio para risoto).



- Uma xícara de vinho branco seco (pode comprar o mais barato, só tem que ser seco).


- Quatro xícaras de água.


- Dois tabletes de caldo de galinha (quem tiver o empenho e for bem prendado pode fazer um caldo de galinha em casa, eu escolho a praticidade dos tabletes).



- Um maço de aspargos frescos verdes cortados em rodelas grossas e previamente cozidos no vapor. Esse cozimento é muito rápido, pois os aspargos devem permanecer durinhos.


- 70 gramas aproximadamente de queijo parmesão ralado.


- Uma fatia com mais ou menos dois dedos de medida de manteiga com sal.



- Pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

- Primeiro coloque a água para ferver com os tabletes de caldo de galinha. Agora, em uma panela coloque o azeite e refogue a cebola até ela ficar transparente.




- Junte o arroz e refogue mais um pouco.



- Agora acrescente o vinho branco e mexa até o líquido do fundo evaporar. Para mim esse é o melhor momento, quando eu sinto o cheiro do vinho evaporando. É quando você tem certeza que está mesmo fazendo um risoto.


- Depois que o vinho evaporar você vai acrescentar a água com o caldo de galinha que já está fervendo. Depois de colocar toda a água não pode parar de mexer. Eu nunca fico olhando no relógio, mas leva em torno de dez minutos para a água secar e ficar quase no ponto.


- Quando o excesso de água já secou e o arroz estiver bem cremoso pode acrescentar os aspargos previamente cozidos no vapor.


- Misture bem os aspargos e acrescente o queijo ralado.




- Misture o queijo e coloque pimenta do reino à gosto se você quiser. Se você for servir para outras pessoas certifique-se que ninguém tem alergia.



- Misture novamente e apague o fogo. Agora coloque o pedaço de manteiga no meio da panela e tampe. A manteiga vai derreter com o calor do risoto. A panela deve ficar fechada por uns cinco minutos. Depois que você abrir  a manteiga vai estar derretida, então mexa para ela se misturar.



Agora é só servir.



Coloque na mesa a pimenta do reino e azeite para quem quiser.
E aí, gostaram? A receita é fácil, não é? O post ficou enorme por causa das fotos, mas facilita o passo a passo.

Depois quem fizer me conta o que achou. Espero que dê certo!!

Beijos, Laura B.

5 comentários:

  1. Que post sensacional! Arrasou!! Vou fazer, fato!! Amo fazer risotos, mas nunca coloco a água toda de uma só vez...vou colocando aos poucos e mexendo o tempo todo também!
    E tenho que fazer uma observação: VOCÊ TÁ MANDANDO MUITO NAS FOTOS! Até parece que fez publicidade, amiga!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela observação Di!! E a água eu também sempre coloco aos poucos, mas ontem fiz o teste de colocar tudo de uma vez e também deu certo! beijos

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esse risoto é simplesmente fantástico, eu comi, hahaha.

    ResponderExcluir

Dúvidas, comentários ou sugestões são SEMPRE bem-vindos!