13.12.11

Ceia de natal: dicas e significado

Esse post é meio longo, mas é uma matéria que eu fiz sobre o significado da ceia de natal e algumas dicas para tranformar sua ceia quase num banquete.

A ceia de natal possui uma rica simbologia, talvez maior do que qualquer outra data. Da árvore enfeitada até o peru servido na ceia, tudo faz parte de tradições históricas. O resultado é uma festa que não envolve apenas a religião, mas a soma de diversas crenças populares.


Para algumas pessoas a ceia natalina está ligada à última ceia de Cristo com seus apóstolos.Porém, segundo consta na literatura, a ceia de natal se originou do antigo costume europeu de deixar as portas abertas da casa no dia de natal para receber os viajantes e os peregrinos, e estes juntamente com a família hospedeira confraternizassem aquela data significativa para os cristãos. Para essa comemoração era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e, em cada lugar sendo acrescentada uma particularidade local como, por exemplo, o peru da ceia norte-americana, peculiaridade que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países, como o Brasil.



Outros alimentos tradicionais do natal são as frutas secas, as nozes, as castanhas e o panetone, que foi criado na Itália, mas não se sabe exatamente sua origem. Existem várias versões. De acordo com uma delas, um padeiro em Milão chamado Tone, em aproximadamente 900 d.C., fez um pão e misturou nele alguns ingredientes como frutas secas e nozes. Esse pão fez muito sucesso e ficou conhecido como pane di Tone.

 No Brasil, a ceia de natal é tradicionalmente realizada na noite da véspera do natal, no dia 24 de dezembro, e geralmente a ceia é servida à meia noite, isso quando as crianças agüentam.


           
Na tradição brasileira, também nessa noite acontece a troca de presentes, ligada diretamente com a figura do Papai Noel. Conforme a lenda, o personagem dói inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira, na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse com dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre a origem da ceia de natal, siga algumas dicas simples que podem transformar a ceia em um banquete:

- Ao fazer o arroz, utilize metade da medida de água e a outra metade de espumante brut. Fica suave e refinado.
 - Faça uma pasta com queijo gorgonzola, cream cheese e creme de leite e recheie alguns damascos. Uma entrada leve e deliciosa.
 - Frutas natalinas, frescas e secas, são excelentes opções para a decoração da mesa de jantar.
 - Faça um ponche com frutas da estação. Apesar de ser tradicional, você vai dar uma cara tropical a sua ceia, que geralmente já vem carregada de influências norte-americana.
- Prepare uma seleção de músicas. A boa música deixa o natal com jeito de festa. Aposte em Frank Sinatra, Diana Krall, Michael Bublé, ou aquilo que for da sua preferência e dos convidados.

O importante é tornar essa data muito especial, afinal, independente de qualquer influência religiosa, aproveite a data para celebrar a família!

Agora é só aproveitar!!


Um comentário:

  1. Aiii Natal! Love it!! E essas taças suadinhas têm muita cara d festa! Deu até pra sentir o cheirinho e as bolinhas no nariz! =)

    Sobre o Papai-Noel, meu professor em Londres disse, com muita certeza, que a imagem que conhecemos foi, sim, criada pela Coca-Cola!

    Beijos, amiga!

    ResponderExcluir

Dúvidas, comentários ou sugestões são SEMPRE bem-vindos!