21.3.12

Livro: 50 bolsas que mudaram o mundo - Chanel 2.55

Segunda passada eu ganhei um livro do Bru, meu namorado, que eu AMEI! Primeiro que eu já amei quando vi o pacote, afinal não tem nada mais gostoso do que ganhar um presente do nada né? Adoro quando as pessoas simplesmente lembram de você. Depois fiquei duplamente feliz quando abri e vi que era o livro "50 bolsas que mudaram o mundo", da Design Museum.


Depois de tantos anos juntos o Bru realmente me conhece e sabe qual é o meu maior vício!
O livro monta uma linha do tempo através das bolsas e conta a história de cada uma delas. Achei tão legal que resolvi falar aqui pra vocês um poquinho das minhas bolsas favoritas, e pra começar tem a 2.55 da Chanel.

Bolsa 2.55
1955 - Coco Chanel

"Raramente uma bolsa traz consigo, digamos... tanta bagagem.
Esta luxuosa bolsa a tiracolo em matelassê tornou-se sinônimo da marca Chanel, da mesma forma que outros dois grandes ícones da moda, o pretinho básico e o tailleur de tweed. Mas, ao contrário desses  dois trajes - produtos dos anos iniciais da Chanel nas décadas de 1920 e 1930 -, a bolsa 2.55 foi um produto-estrela do período de retorno da estilista nos anos 1950, após o famoso escândalo de seu relacionamento com um nazista durante a guerra e o período em que ela ficou eclipsada por Christian Dior.

Apesar de todo o engenhoso marketing que a cercava, a 2.55 foi uma criação de cunho pessoal, com cada detalhe aparentemente envolto pela mitologia nem tão privada assim de Gabrielle "Coco" Chanel (1883-1971). O matelassê diagonal teria sido inspirado nos casacos dos cavalariços e nos vitrais das janelas da abadia próxima ao convento onde estudou; o forro bordô, pela cor de seu uniforme escolar; a alça de corrente entrelaçada, pelos chaveiros que pendiam da cintura das freiras...



A aura de um toque católico de luxo pecaminoso é aumentada quando se descobre que o compartimento com zíper na aba da bolsa seria uma referência a um bolso secreto em sua própria bolsa, onde ela guardava as cartas de amor que recebia.

E o nome em código? Bem, pode ser um alívio saber que ele registra nada mais que a data de sua criação: fevereiro de 1955."

Legal né?? Acho muito mais interessante saber o porquê daquilo que usamos, sem contar que assim percebemos que existe muito além de uma bolsa!

Beijos, Laura B.

2 comentários:

  1. Adoro histórias, das bolsas então, fico entusiasmada. Pena que ela é muuuuuiiiito cara ou será que eu ganho pouco? kkkkkkkk bjs

    ResponderExcluir
  2. oi laura adorei a bolsa clara may

    ResponderExcluir

Dúvidas, comentários ou sugestões são SEMPRE bem-vindos!