29.2.12

Mitos e verdades sobre a higiene bucal



Oii!

Será que chá verde e café escurecem os dentes? Todo mundo pode fazer clareamento dental? Tem que usar muita pasta de dente?

Fiz uma entrevista lá pro meu trabalho, mas acho que vocês também vão gostar de ver! Conversei com o  doutor em odontologia, especialista em cirurgia e traumatologia, odontologia legal e implantodontia, Saturnino Aparecido Ramalho, para ele desvendar 10 mitos e verdades sobre a higiene bucal.


1-      Chá verde, Coca-Cola e café escurecem os dentes?

VERDADE. Essas bebidas podem sim causar certo escurecimento, mas a situação pode ser revertida com clareamento.  Uma boa escovação diária também reduz o grau do escurecimento. Outros motivos que também modificam a cor dos dentes são o cigarro e o tempo de vida. Os dentes também envelhecem e vão mudando a coloração.




2-      Cigarro causa gengivite?

VERDADE. Como dito anteriormente, além de escurecer os dentes o cigarro também causa gengivite e câncer de boca. Os fumantes devem ter cuidado redobrado com a saúde bucal fazendo uma limpeza periodicamente.




3-      Chiclete sem açúcar auxilia no combate às cáries?

MITO. O que auxilia do combate às cáries é a escovação e o uso do fio dental. O chiclete dá uma sensação de remoção do tártaro, mas quem realmente faz a limpeza necessária é a escovação.



4-     Bicarbonato de sódio ajuda no clareamento dos dentes?

DEPENDE. O bicarbonato tem sua função de clarear os dentes devido à seu efeito abrasivo, mas essa substância só deve ser utilizada no consultório, pois se usada de maneira discriminada pode causar danos ao esmalte do dente. Ou seja, não tente clarear seus dentes em casa com a ajuda do bicarbonato de sódio.

5-      Enxaguantes bucais podem substituir a escovação?

MITO. Nada pode substituir a escovação. Os enxaguantes prometem remoção de placas, tártaro e horas de bom hálito, mas tudo isso você consegue com uma boa escovação.

6-      Clareamento dental sensibiliza os dentes?

DEPENDE. O clareamento pode sim trazer sensibilidade aos dentes, principalmente se você estiver com a gengiva retraída. Para o clareamento ter efeito são necessárias no mínimo três seções. Ao decorrer das seções é medida a sensibilidade dos dentes. Se a sensibilidade for grande é necessário um intervalo maior entre uma seção e outra. Em alguns casos é necessário suspender o tratamento. Para os dentes sensíveis é necessário aplicação de flúor e utilização de escovas super macias.

7-      A escovação da língua é mais eficiente que o uso de limpadores específicos?

VERDADE. Nós temos papilas na língua, e a escova consegue limpar entre as papilas, enquanto os limpadores limpam apenas superficialmente. Outra vantagem da escova é que ela é trocada todo mês, enquanto os limpadores são usados por mais tempo. A escovação da língua é muito importante, pois ela acumula germes e bactérias. Não adianta escovar os dentes e não escovar a língua.

8-      É necessário escovar os dentes logo após as refeições?

VERDADE. Assim que acaba de comer é necessário escovar os dentes, pois os primeiros 30 minutos após as refeições é quando tem a maior produção de ácidos devido à digestão, então é preciso escovar os dentes para impedir essa produção de ácidos na boca.



9-      É preciso usar uma boa quantidade de pasta de dente na escovação?

MITO. Na verdade não é preciso usar a pasta dental, mas como existe esse hábito use uma quantidade média e escolha uma pasta transparente para usar. As pastas brancas são as mais abrasivas.

10-   A escovação noturna é a mais importante?

VERDADE. Todas as escovações são muito importantes, mas a noturna tem uma relevância, pois é o período mais longo que vamos ficar com a boca fechada e sem movimentar a língua, o que torna esse período o de maior formação de placa bacteriana.


Gostaram de saber??
Achei interessante postar aqui, afinal Moda, Saúde e Beleza caminham lado a lado né??

Beijos, Laura B.

2 comentários:

  1. muito interessante esse post, ou seria uma pequena matéria?

    parabéns pelo sucesso do seu Blog.

    Beijão

    ResponderExcluir

Dúvidas, comentários ou sugestões são SEMPRE bem-vindos!