31.10.11

Como tudo começou - A origem da moda

Moda vem do latim modos, que significa maneiras.

A moda é uma forma especializada de ornamentar o corpo. Exploradores e viajantes foram os primeiros a documentar e a comentar os ornamentos corporais e os estilos de se vestir que encontravam ao redor do mundo.

Mas, muito antes dos viajantes, lá na pré-história, a partir da observação da natureza e suas penas coloridas nas aves, escamas que brilham nos peixes e manchas na pele dos animais, e por vontade de imitar os demais do grupo e ao mesmo tempo se diferenciar, o homem se adornou, se enfeitou e ganhou destaque.


Apesar dessa ornamentação ser antiga e desde que o corpo foi coberto a indumentária já passou a ter um significado de diferenciação, a moda surgiu apenas entre os séculos XIV e XV, na Europa. Isso começa no Renascimento, quando, a partir da expansão das cidades e da organização da vida nas cortes, aumenta o interesse pelo traje, o que impulsiona as mudanças deste.



Ou seja, com as navegações, o mercantilismo e a ascensão da burguesia nesse período na Europa, os que não pertenciam à corte passaram a copiar as vestimentas da nobreza, e esses, por sua vez, não admitiam ficar iguais aos que não eram nobres, então faziam novos modelos, novos cortes e novos tecidos, até a burguesia copiar novamente.

Qualquer coincidência com os dias de hoje é bobagem!! hahaha

A palavra "moda" foi utilizada pela primeira vez em 1482, na França, e se referia à maneira coletiva de se vestir.

Moda se refere ao caráter de mutabilidade e de busca de elegância por parte de uma classe privilegiada, no que diz respeito às roupas, às convenções sociais, aos objetos de decoração, aos modos de pensar, de escrever e de agir.  
                                                                    Daniela Calanca, autora do livro História Social da Moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, comentários ou sugestões são SEMPRE bem-vindos!